BLOG

fundo de olho

Por que o seu médico pede o exame de FUNDO DE OLHO?

Olá, pessoal! Devo dizer que fico bastante feliz quando as situações que ocorrem no consultório geram inspiração para artigos aqui do blog. Às vezes, o médico está muito acostumado a certos aspectos básicos da rotina oftalmológica e acaba esquecendo-se de que, para os leigos, esses aspectos não são tão óbvios assim. Essa semana, me ocorreu que a grande…

Read More →

LENTES DE CONTATO

LENTES DE CONTATO: o que você precisa saber

podem ser usadas pela grande maioria das pessoas. A tecnologia voltada para a medicina permite o desenvolvimento de materiais cada vez mais eficientes, confortáveis e com poucos efeitos adversos à superfície ocular. O artigo de hoje provavelmente será útil para quase todos que estiverem lendo, mesmo para aqueles que já as utilizam há bastante tempo…

Read More →

OLHO VERMELHO DUVIDAS

OLHO VERMELHO é mesmo conjuntivite?

Olá, pessoal. O assunto de hoje é extremamente comum…e polêmico! Quando mencionamos “olho vermelho” em oftalmologia, a lista de causas é tão enorme que eu poderia falar disso até amanhã. Então, não se preocupem. Esse artigo de hoje não é uma lista interminável de todas as doenças que podem causar olho vermelho, mas um alerta…

Read More →

moscas volantes

As tais MOSCAS VOLANTES

Olá, pessoal! Devo confessar que a inspiração para o artigo de hoje foi um problema pessoal meu: as tais . Essa é provavelmente uma das queixas mais frequentes no consultório de oftalmologia. Tão comum que você provavelmente já as viu alguma vez, especialmente em ambientes claros ou ao olhar para paredes brancas e lisas ou…

Read More →

hipermetropia

HIPERMETROPIA: por que eu usava óculos quando criança?

“Doutora, quando eu era criança, usava óculos, mas, com o tempo, essa necessidade foi diminuindo…” Mais um relato bastante comum no consultório oftalmológico. Trata-se da . Embora seja extremamente comum na infância, não é exclusiva dessa faixa etária. Vamos entender já, já. Entendendo a Hipermetropia No artigo sobre miopia (leia aqui) expliquei sobre o funcionamento…

Read More →

Astigmatismo

ASTIGMATISMO: eu só ouço falar

“Sr. Fulano, o senhor tem .” “Ih doutora, já ouvi falar muito disso, mas não sei o que é…” Essa acima é uma clássica conversa de consultório. Poucas pessoas sabem exatamente o que é o Astigmatismo, apesar de ele ser um tipo de bastante comum – lembra que nós já falamos sobre erros de refração…

Read More →

presbiopia

PRESBIOPIA: quando o braço fica curto

Olá mais uma vez e sejam bem vindos! O post de hoje será especialmente interessante para aqueles que já têm 40 anos ou mais. Vamos falar sobre a popularmente conhecida “vista cansada” ou .   Presbiopia – a idade chegando Chega a ser engraçado. Muitas vezes atendo pacientes que acabaram de completar 40 anos e…

Read More →

olho seco

OLHO SECO: mais comum do que você imagina

Olá mais um vez! Hoje, vim abordar um tema extremamente comum na vida de todo mundo e no dia-a-dia do consultório: a . Logo de início, é importante entender que, quando dizemos “olho ressecado” não necessariamente estamos falando de ausência de lágrimas, mas de uma disfunção da lubrificação do olho, muitas vezes por uma má…

Read More →

visão 3D

ÓCULOS 3D funcionam para todos?

Olá, pessoal. Hoje, vamos conversar sobre amenidades…um tema que desperta bastante curiosidade e está cada vez mais presente no dia-a-dia do entretenimento, seja no cinema ou em casa: o funcionamento dos . Antes de mais nada, é necessário entendermos um pouquinho como acontece a formação da imagem, mas não se apavorem…prometo não complicar. A visão…

Read More →

miopia

Entendendo a MIOPIA

“Doutora, de pertinho eu enxergo que é uma beleza, agora de longe…xiiii”   Essa deve ser uma das queixas mais frequentes no meu consultório e, provavelmente, em todos os outros consultórios de oftalmologistas. A causa? . Aproximadamente 30% da população brasileira apresenta um quadro de miopia. Ela faz parte de um grupo de alterações chamado…

Read More →

Back to Top